Segurança

Maricá convoca guardas aprovados em concurso

Efetivo saltará em mais de 20%

Novos servidores vão reforçar o patrulhamento na cidade com atuação em diversas frentes
Novos servidores vão reforçar o patrulhamento na cidade com atuação em diversas frentes |  Foto: Anselmo Mourão / Ascom Maricá
 

Maricá está convocando mais 80 aprovados no concurso público para a Guarda Municipal. Com a chegada dos novos servidores, a corporação passará de 389 para 469 agentes, um aumento de mais de 20%.

O comunicado foi feito, nesta quarta-feira (26) pelo prefeito Fabiano Horta, na sede da Secretaria de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional (Seop), no Parque Eldorado. 

Os novos servidores vão reforçar o patrulhamento na cidade com atuação em diversas frentes, como no patrulhamento de escolas, controle urbano, fiscalização de trânsito e na prevenção de crimes e pequenos delitos, com objetivo de dar mais segurança a moradores e turistas.

“Estamos convocando mais 80 novos agentes, esse é um passo muito importante. A Guarda Municipal tem cada vez mais visibilidade social, cumprindo um papel de estada, tanto nos nossos paços municipais quanto nos eixos viários. Seguimos trabalhando para recompor o quadro da instituição, pela importância que ela tem. Valorizar o servidor público é fundamental para ter um município forte e as pessoas sejam a prioridade”, destacou o prefeito Fabiano Horta.

No edital de 2019 foram oferecidas 200 vagas, mais cadastro de reserva. Os concursados, assim que tomarem posse, participarão do Curso de Formação Profissional da Guarda Civil Municipal, com duração de três meses e terão aulas práticas e teóricas.

O Secretário de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional Julio Cesar Veras ressaltou a importância da convocação dos novos servidores.

“A cidade teve um crescimento populacional e as demandas do ordenamento urbano também cresceram. A Guarda Municipal tem trabalhado em inúmeras áreas com as suas atribuições, cumprindo um papel fundamental na defesa da cidade, com diálogo e combatendo os delitos de menor potencial ofensivo. Diante das demandas, se faz necessário o aumento do efetivo, para garantir ainda mais a segurança à população”, afirmou.

O comandante da Guarda Municipal de Maricá, Carlos Eduardo dos Santos, falou do reforço na atuação da Guarda com a convocação dos novos agentes.

“Os novos guardas municipais irão reforçar o trabalho que já vem sendo realizado, somando forças e garantindo a segurança da população e de bens públicos”, contou.

Valorização

A valorização da Guarda Municipal é uma das prioridades da Prefeitura de Maricá, que estabeleceu o Regime Adicional de Serviço (RAS) para os agentes de segurança trabalharem voluntariamente em seu horário de folga, além de 100% no adicional de periculosidade da categoria. A frota foi ampliada com a aquisição de 25 novas viaturas, distribuídas entre as unidades e grupamentos especiais.

Foram adquiridas, ainda, 188 novas câmeras pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), 93 delas com tecnologia de Reconhecimento Ótico de Caracteres (OCRs), que auxiliam na identificação de placas contribuindo para a identificação de veículos clonados.

A cidade conta hoje com 233 câmeras instaladas em mais de 200 pontos para auxiliar nas ações de segurança. O Ciosp atua de forma integrada com as Polícias Civil e Militar.

A Secretaria de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional (Seop), prosseguiu em 2022 com foco na ampliação do efetivo da Guarda Municipal, que passou de 175 para 389 agentes – o que representa um aumento de 121%. Os agentes também contarão com uma nova cédula de identidade funcional. O documento, criado em 2023, terá validade em todo território nacional.

< Prefeito casado com jovem de 16 teria envolvimento com tráfico Dono da Meta anuncia terceira onda de demissões em massa <